quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Quixote multicultural dá vida a rede latino-americana de teatro


Foto: Sebastiaão Moreira
A ministra da Cultura da Espanha, Ángeles González-Sinde (centro), ao lado de diretores dos grupos vindos de dez países em visita ao Centro Cultural Arte em Construção, Cidade Tiradentes, na manhã do dia 30


De Agencia EFE

São Paulo, 30 set (EFE).- Um Quixote multicultural posto em cena por 16 companhias teatrais de dez países dá vida no bairro Cidade Tiradentes, na periferia de São Paulo, à Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário.

A iniciativa será apresentada amanhã e sexta-feira na cidade como parte do segundo Congresso de Cultura Ibero-Americana e da Conferência de Ministros de Cultura Ibero-americanos.

"El Quijote" é um projeto do octogenário dramaturgo colombiano Santiago García, do grupo La Candelaria de Bogotá, que reúne há 20 dias em São Paulo diretores, atores e músicos de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Peru.

"Não deixa de ser sedutora a proposta de nos aventurar em uma 'quixotada', com os idiomas que se atravessam, o português e o espanhol brincando em um palco comum e com a força da música", declarou à Agência Efe o colombiano Jorge Blandón, um dos coordenadores do projeto.

Para Blandón, a encenação de um "Quixote multicultural" nos tablados "demonstra como as linguagens da música, as linguagens cênicas, potencializam um olhar latino-americana".

O Centro Cultural Arte em Construção, no bairro paulistano de Cidade Tiradentes, abriga o projeto teatral "Pombas urbanas", uma iniciativa da comunidade local que agora conta também com o apoio do Governo brasileiro.

A ideia de criar um "Quixote latino-americano" surgiu em 2005 na cidade colombiana de Medellín, quando pessoas ligadas ao teatro latino-americano decidiram representar a obra e planejaram o projeto em reuniões posteriores na Argentina, Brasil e Cuba.

"Escolhemos 'El Quijote' porque a obra tem muito de utopia, de solidariedade e de aventura. De uma forma ou de outra, todas as aventuras da cultura latino-americana estão nesta obra", ressaltou Blandón.

A ministra da Cultura da Espanha, Ángeles González-Sinde, compareceu hoje a um dos últimos ensaios do grupo, dirigido pelo colombiano César Badillo.

"É muito bom começar nossa visita conhecendo um projeto de cultura como este, pois o Brasil é um país pioneiro no teatro comunitário. Ver fragmentos do ensaio de 'El Quixote' é emocionante", destacou a ministra.

© EFE 2009. Está expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de todo o parte de los contenidos de los servicios de Efe, sin previo y expreso consentimiento de la Agencia EFE S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário